São Francisco do Sul tem estação meteorológica automática
-
Divulgação - Professor Eduardo explica o funcionamento da estação meteorológica
Instalada no Campus do IFC - Instituto Federal Catarinense - localizada no bairro Iperoba, já está em funcionamento a primeira estação meteorológica automática de São Francisco do Sul.
Estações meteorológicas automáticas realizam a coleta de dados de forma totalmente automatizada. Nesse tipo de estação os sensores emitem sinais elétricos, que são captados por um sistema de aquisição de dados (Datalogger), possibilitando que o armazenamento e o processamento dos dados sejam informatizados e compartilhados.
O equipamento oferece todos dados de temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, chuvas. A estação do campus São Francisco do Sul está conectada a uma rede de estações meteorológicas semelhantes, espalhada pelo mundo, possibilitando inclusive obter a previsão do tempo de até cinco dias. A atualização das informações é a cada 1 minuto.
Coordenado pelo professor do IFC, doutor Eduardo Werneck, a estação é parte de um projeto em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC e a Secretaria estadual de saúde de Santa Catarina.
"Nossa estação possibilita acesso as informações de forma rápida facilitando o cotidiano daqueles que atuam na pesca, navegação, aviação ou agricultura. Uma mudança brusca na condição climática, por exemplo, altera a vida das pessoas envolvidas na execução do trabalho dessas áreas, explica o professor Eduardo.
Para acessar a estação meteorológica automática CLIQUE AQUI
Deixe seu comentário